Administração do Tempo – Você sente que 24h não são suficientes para todas as atividades do seu dia? Costuma fazer muitas horas extras? Ou mesmo está sempre modificando ou perdendo os prazos de entregas das suas atividades?
Se você disse SIM para alguma dessas perguntas, pois, provavelmente está com problemas para gerenciar corretamente o seu tempo.
O primeiro ponto para começar a melhorar a administração do seu tempo, mas, é que não é nenhum crime não estar sempre, assim, está “NA CORRERIA”.
Se você conseguir administrar bem suas demandas, é possível mudar completamente sua rotina, portanto, assim.
No entanto, lembre-se que para um resultado realmente efetivo será necessário Planejamento, muita Disciplina e nenhuma Procrastinação
Confira algumas técnicas que preparamos você começar a gerenciar o seu tempo:
1. LISTA DOS AFAZERES (TO DO LIST)
Essa é uma técnica simples e extremamente eficaz para aumentar sua produtividade. Como o próprio nome diz, trata-se de criar uma lista com as tarefas que você precisa desenvolver, portanto, durante o seu dia.
Essa é uma técnica que você pode desenvolver utilizando um papel e uma caneta, ou mesmo algum app, como o Trello, Evernote ou OneNote.
Lembre-se que o importante é que você tenha o planejamento prévio das suas atividades com a maior antecedência possível. Aqui na Nomadz, nossa agenda é preparada semanalmente e isso ajuda bastante no controle das atividades.
2. PRIORIZAÇÃO
Agora que você já sabe quais as tarefas para seu o seu dia, é hora de ordenar isso com a priorização das atividades. Tente pontuar suas demandas com nota de importância, a partir disso, priorize as atividades mais complexas para o período da manhã.
Evite ficar abrindo e-mails ou redes sociais durante esses períodos e realmente foque no cumprimento das demandas principais.
3. MATRIZ DE EISENHOWER
Essa matriz leva o nome do 34º presidente dos Estados Unidos e é uma maneira prática de definir como priorizar suas atividades. A ideia é que distribuir suas demandas em 4 quadrantes conforme abaixo:
1. Importante e urgente: FAZER.
2. Importante e pouco urgente: PROGRAMAR.
3. Pouco Importante, mas urgente: DELEGAR.
4. Importante e urgente: ELIMINAR.
Lembre-se que as atividades de crise são essenciais e devem ser priorizadas, no entanto, as demandas, no entanto, seu foco deve ser nas atividades Importantes e Pouco importantes, pois geralmente se referem as atividades estratégicas.
4. MATRIZ GUT
Essa Matriz também é uma técnica de priorização das atividades. É uma forma de identificar, através da Gravidade, Urgência e Tendência da sua lista, o que deveria ser priorizado.
Para trabalhar nessa matriz, você precisa classificar de 1 a 5 (sendo quanto mais próximo do 5, mais grave/urgente/problemático) cada uma das demandas, sendo:
– Gravidade: leva em consideração o impacto que o seu negócio pode sofrer caso aquele problema não seja solucionado.
– Urgência: leva em consideração o quão urgente aquele problema/tarefa precisa ser priorizado para evitar maiores prejuízos.
– Tendência: estamos falando da probabilidade daquele problema se agravar com o passar do tempo se nada for feito nada para solucioná-lo.
Depois de realizar a classificação, basta multiplicar (Gravidade X Urgência X Tendência), com a nota final, você realiza a classificação das suas prioridades.
5. TÉCNICA DE POMODORO
A técnica de Pomodoro foi desenvolvida pelo Italiano Francesco Cirillo e se baseia na divisão nas nossas atividades por meio de blocos. A ideia é que utilizemos esses períodos para concentração máxima (período sem distrações) e conseguir maior agilidade do cérebro.
Funciona assim, verifique uma atividade na sua lista de afazeres e utilize um cronometro para realizar a atividade.
Você deve estimar um tempo (geralmente 25 minutos) e focar totalmente na demanda (sem distrações). Após o período estimado, utilize mais 5 minutos para descansar (ir ao banheiro, redes sociais, tomar um café) e volte para mais um período de 25 minutos. Após 5 blocos de 25 minutos, você tem direito a 30 minutos de descanso.
Os objetivos dessa técnica estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações.
#FicaDica
Como dissemos lá no comecinho desse texto, a administração do tempo é um trabalho constante e que vai exigir muito foco e planejamento, com as dicas que passamos acima, você conseguirá identificar o tempo que está levando nas atividades, quais são os pontos de distração do seu dia a dia e o que está impedindo você de ser mais produtivo.
Lembre-se que é uma tarefa constante e que vai exigir paciência, mas o resultado é uma vida muito mais saudável!
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