Você possui alguma marca que se identifica logo de cara? Já falamos anteriormente sobre o processo da criação de uma marca e como existe um profundo estudo e estratégia para como as grandes marcas se posicionam.
Aqui na NOMADZ, quando desenhamos uma identidade visual, um dos fatores primordiais é a identificação do Arquétipo da marca, acreditamos que as marcas também precisam de personalidade, pois isso ajuda a criar empatia junto ao público alvo e colabora para a humanização da empresa.
MAS AFINAL…O QUE SÃO ARQUÉTIPOS?
Esse é um conceito criado em 1919 pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, em resumo, podemos dizer que o arquétipo é o princípio de uma ideia. Para Jung, são conjuntos de Imagens Primordiais que estão presentes em nosso inconsciente coletivo.
Um exemplo prático para entender o que é um arquétipo é quando falamos de animais. Automaticamente, ao pensar em um cachorro, você associa conceitos como: fidelidade, amizade e obediência. Já um gato remete à independência e autoestima.
A maioria das pessoas têm vários arquétipos que fundamental sua personalidade. No entanto, um único arquétipo tende a dominar a personalidade em geral e ele pode ser útil para saber quais arquétipos estão em jogo em si e nos outros.
Os arquétipos são muito utilizados em livros, filmes na construção de personagens. Já no processo de branding, os arquétipos tornam-se importantes para identificar a personalidade da marca.
ARQUÉTIPOS NA CONSTRUÇÃO DA MARCA
Assim como as pessoas, as marcas também precisam ter a sua personalidade própria. Dessa forma, a partir do momento em que você define um arquétipo para uma marca, ficará mais fácil definir a tipografia da marca e os modelos de comunicação.
Separamos abaixo um pouco de cada arquétipo e quais marcas se enquadram no perfil:
O INOCENTE:
Esse arquétipo é marcado pela simplicidade, pureza e bondade. O inocente quer vivenciar a própria personalidade e seu estilo de vida, sem rótulos e nem preocupações da vida moderna.
Exemplo de marcas: Johnson´s, Coca-Cola, Pampers, Mc Donalds.
O EXPLORADOR:
É um perfil inquieto, quer escapar do tédio e das regras do dia a dia, é muito associado à geração Y, que vive em constante movimento. Ele busca produtos que o ajudem justamente nessa fuga de rotina e que vão torná-lo mais livre.
Exemplos de marcas: Land Rover, Levi´s, Starbucks.
O SÁBIO:
Busca sempre a verdade suprema e o autoconhecimento para, desta forma, alcançar a felicidade, gosta de produtos e marcas que incentivem o intelecto, a criatividade e o raciocínio.
Exemplos de marcas: Ibope, The New York Times.
O HERÓI:
É um perfil dinâmico, ágil e procura realizar ações corajosas para provar o seu valor, é disciplinado e focado, está sempre em busca marcas que ofereçam desafios e estejam ligados a aptidões e competências.
Exemplos de marcas: Nike, FedEx
O FORA DA LEI:
é totalmente fiel aos seus valores e foge do senso comum, está em busca de revolução, liberdade e símbolos de mudança.
Exemplos de marcas: Harley-Davidson, Apple.
O Mago:
O Mago representa a sabedoria mágica através de ciência, religião ou tecnologia. Esse arquétipo é associado a produtos que apresentam uma capacidade de catalisar mudanças ou de “cura” para alguma situação.
Exemplos de marcas: Nubank, Disney, Eudora.
Cara comum:
O arquétipo do cara comum é tranquilo e gosta de fazer parte de uma multidão, sem expor quaisquer convicções, sendo o companheiro e trabalhador. Ele prefere se integrar a uma comunidade do que se destacar.
Exemplos de marcas: Brahma, Wall Mart
Bobo da Corte:
O Bobo da Corte foge do que é tedioso e adora a alegria e a brincadeira. Ele é espontâneo e gosta de descomplicar as coisas, sem levar a vida muito a sério.
Exemplos de marcas: Havaianas, Turma da Mônica
O amante:
Esse arquétipo é associado ao mundo da moda e beleza. Cultua o romance e o belo, sempre evidenciando a admiração corporal e atração física.
Exemplos de marcas: Chanel, Victoria Secrets, Chanel
Criador:
O Criador é movido pela criatividade, pelo desejo de criar algo duradouro. As marcas associadas ao Criador ajudam a pessoas a extravasar a sua criatividade em diversas atividades.
Exemplos de marcas: Disney, Ikea.
Governante:
Esse arquétipo deseja estar sempre no controle e exerce sempre a responsabilidade e a organização. As marcas associadas reafirmam o poder do cliente, como instituições financeiros, computadores ou produtos do público “classe A”.
Exemplos de marcas: Microsoft, Porto Seguro
Prestativo:
O Prestativo é generoso e altruísta, sempre ajudando quem realmente precisa. No marketing, ele é associado a prestação de serviços que se preocupa com os outros.
Exemplos de marcas: Neve, Bauduco.
CONCLUINDO
É importante lembrar, que, apesar de auxiliar na escolha tipográfica, o arquétipo, nem de longe é uma ciência exata. Por isso, você tem liberdade para escolher ou não a base de um arquétipo na criação da sua marca.
E agora?
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