O nome MARVEL é hoje sinônimo de filmes bem sucedidos, a fase atual da empresa, iniciada em 2008, com Homem de Ferro, foi o começo de um dos mais bens sucedidos exemplos de reconstrução de marca.
Capitão América, Thor, Hulk, Capitã Marvel, Gavião Arqueiro, Doutor Estranho, Pantera Negra, são heróis reconhecidos mundialmente por suas participações em filmes de sucesso, no entanto, poucas pessoas sabem que todos eram considerados personagens secundários nos quadrinhos.
A CRISE E FALENCIA
As opções da MARVEL por estes personagens, ocorreram porque a empresa estava impossibilitada de utilizá-los devido a crise vivenciada na década de 1990.
Mesmo sendo uma empresa de quadrinhos extremamente bem sucedida, com personagens como Homem Aranha, X-Men e Quarteto Fantástico, a casa das Ideias Enfrentava prejuízos decorrentes da mudança de mercado.
Depois de declarar falência, em 1996, a solução para que a empresa pudesse ganhar uma sobrevida, foi vender os direitos dos seus principais personagens para estúdios cinematográficos e distribuidoras.
A virada do novo milênio, trouxe uma nova era para os cinemas com a chegada dos filmes dos X-men, Homem Aranha, Quarteto Fantástico e Huck, que arrecadaram milhões em bilheteria.
O RESSURGIMENTO
Enquanto os estúdios faturavam a MARVEL utilizou o dinheiro da venda dos direitos de distribuição para se reerguer financeiramente.
Em 2005, enquanto seus estúdios faturavam com os personagens licenciados, a empresa conseguiu uma linha de crédito de U$ 550 milhões para produzir os seus próprios filmes, assim nascia a Marvel Studios.
Logo com seu primeiro filme próprio, Homem de Ferro (2008), a empresa conquistou a crítica e público, arrecadando U$ 585,174,22.
Em 2009, a empresa foi vendida para a Disney por um valor aproximado de U$ 4 bilhões, com o aumento do seu poder financeiro, novos sucessos vieram, como Capitão América e Thor.
Por meio do seu Principal executivo, Kevin Feige, a empresa criou um universo único entre seus filmes, onde tudo estaria integrado.
A grande vantagem de um universo compartilhado desse tamanho é a possibilidade de personagens diferentes se relacionando. Além disso, a empresa continuou apostando em heróis desconhecidos como Guardiões da Galáxia e Homem Formiga, ambas franquias de grande sucesso.
Depois de 22 filmes de sucesso, mais de $ 18 Bilhões em bilheterias, a empresa provou-se um gigantesco case de reconstrução de marca. O grupo MARVEL é reconhecido como um estúdio cinematográfico e uma empresa que proporciona entretenimento para milhões de pessoas ao redor do mundo.
E agora?
A Nomadz é especialista em crescimento de negócios digitais
Se precisar de ajuda para seu Marketing conte com a NOMADZ
Acesse também o nosso INSTAGRAM