Recentemente, uma campanha social do Burguer King Argentina viralizou em todo mundo. A ideia foi deixar de vender o Whooper, durante um dia inteiro.
Além de não vender os lanches, o restaurante instruiu que seus clientes deveriam ir até seu concorrente, o McDonald’s e comprarem um Big Mac.
Tudo isso foi planejado para comemorar o McDia Feliz, em que todas as vendas de Big Mac são doadas para instituições que ajudam crianças com câncer.
Esse tipo de campanha, chamado de Marketing Social
O que é Marketing Social?
Em definição, Marketing social é um conjunto de ações realizadas por uma empresa por causas sociais e não comerciais.
Nesse modelo, o foco não é a venda de produtos ou serviços, mas a reputação da marca, pois, dessa forma, ela se promove a partir de ideias e atitudes.
Por isso, quando se trata de campanhas institucionais, o marketing social é uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas. O objetivo é produzir algo que agregue valor para a sociedade e não focada em resultados financeiros.
Ao mesmo tempo em que tenta amenizar problemas pontuais, o marketing social acaba envolvendo a população em torno da causa
Desafio para empresas
O principal desafio para empresas trabalharem com ações de Marketing Social está na transparência das campanhas, mesmo que o objetivo de qualquer ação seja trabalhar a imagem da empresa, nunca se deve transparecer qualquer objetivo financeiros durante a realização das campanhas sociais.
Veja abaixo alguns exemplos de campanhas de marketing social que pode ser aplicado pelas empresas:
• Filantropia: quando o conteúdo da campanha se apoia na doação que a empresa está fazendo a uma determinada entidade.
• Campanhas sociais: envolve a veiculação de mensagens de interesse público em embalagens de produtos, por exemplo, ou organizar uma força de vendas com um percentual destinado a entidades.
• Relacionamento com base em ações sociais: busca aproximar o público e a empresa, fazendo uso da equipe de vendas para guiar os clientes como usuários de serviços sociais.
• Promoção social: o foco desse tipo de marketing é a geração de valor para o negócio. Normalmente, é adotado pela empresa que utiliza o nome de uma entidade, por exemplo.
• Patrocínio dos projetos sociais: nessa modalidade, o patrocínio pode ser tanto a terceiros quanto próprio, no qual projetos são criados e implementados com os recursos da empresa
E agora?
A Nomadz é especialista em crescimento de negócios digitais
Se precisar de ajuda para seu Marketing conte com a NOMADZ
Acesse também o nosso INSTAGRAM