Com a chegada da pandemia, muita coisa mudou e o formato das apresentações de vendas foi uma delas.
Se antes havia a possibilidade do contato pessoal, atualmente temos que nos contentar com a relação online para geração de negócios.
Mesmo com o retorno de muitas cidades à normalidade, há empresas mantendo o home office como padrão e esse deve ser um formato que irá se consolidar no próximo ano.
Pensando nisso, empreendedores precisam se reinventar para conseguir causar boa impressão com seus leads, mesmo diante da tela do computador
Pensando nisso, trouxemos hoje algumas dicas que vão lhe ajudar a criar uma apresentação online de impacto e lhe auxiliar com as suas vendas, confira abaixo:
1. Conheça muito bem as possiblidades das ferramentas online
Zoom, Google Meet, Microsoft Teams e outras ferramentas de videoconferência tiveram um gigantesco aumento no número de usuários e de chamadas realizadas.
Como o formato das reuniões online é mais rápido e prático, por isso, conhecer bem as ferramentas é essencial para não perder o “time” do negócio.
Esteja preparado para situações que podem ocorrer, seja por queda da conexão ou caso o microfone não funcione, prepare alterativas que possibilize que a sua mensagem seja entendida corretamente.
2. Construa um modelo de apresentação comercial online
Como as apresentações online são mais rápidas, você deve revisar sua estrutura de apresentação comercial.
Seja preciso e adapte o formato para cada tipo de negócio, mantendo foco na real necessidade do seu lead.
Para uma apresentação online mais interativa, utilize gráficos e imagens animados, planeje intervalos para perguntas aos clientes
Você também pode aproveitar os diferentes recursos das videoconferências, lembre-se que é essencial valorizar o impacto visual, para não perder conexão com o lead.
3. Busque informações sobre o prospect online
Algo que você provavelmente já fazia em sua apresentação presencial, mas que deve ser reforçada no universo online é conhecer bem o seu prospect.
Como criar conexões é um processo mais complicado no meio online, busque o máximo de elementos que permita criar algum tipo de ligação com essas informações.
4. Envie antecipadamente a pauta e orientações
O objetivo não é facilitar a fluidez da reunião, como o formato online exige maior rapidez, com envio antecipado das informações, você permite que seu lead possa se preparar com maior antecedência.
Também não deixe de para passar todas as instruções para acesso à ferramenta de videoconferência que você utiliza, caso seu prospect não esteja familiarizado com ela.
5. Seja Pontual e tenha atenção ao cenário
Se um atraso já é ruim em uma reunião presencial, na versão online (em que agilidade é tudo), pode causar uma péssima impressão.
Portanto, cuide bem do horário de início e lembre-se de não ultrapassar o tempo combinado. Estamos todos trabalhando com um volume maior de videoconferências e uma que atrasa, pode comprometer a agenda de todo dia.
Tenha atenção ao cenário, mesmo online, é importante se preocupar com as roupas, para não parecer desleixado, bem como com a qualidade da câmera, luz e áudio da sua tela.
Você está sempre sendo observado!
6. Valorize a interação
Antes de começar a compartilhar a sua tela para falar sobre a sua empresa, seu produto ou serviço, crie o ambiente para a reunião.
Demonstre preocupação com seu lead, utilizando perguntas que deixem a conversa mais confortável para iniciar sua apresentação.
Tente seguir uma narrativa que permita, ao mesmo tempo, liderar a conversa e dar protagonismo ao prospect.
Sua apresentação deve ser preparada para não durar mais que 75% do tempo da reunião.
Caso contrário, o prospect passará muito tempo da conversa olhando apenas para um PPT e uma versão muito pequena da sua imagem no canto da tela.
Lembre-se, o objetivo é manter a atenção dele durante todo o período!
7. Deixe tempo de sobra para dúvidas e próximos passos
Por fim, encerre a sua apresentação com tempo para as dúvidas e para acordos sobre próximos passos.
Como vantagem da interação online, logo após o término da reunião, você já pode fazer os encaminhamentos necessários.
Portanto, se possível, reserve também alguns minutos após o término da reunião para essas atividades, assim você consegue acelerar o andamento desse lead em seu pipeline de vendas, além de oferecer uma excelente experiência!
Caso precise de ajuda para criar a sua apresentação, entre em contato que podemos lhe ajudar!
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