O Branding é a definição para o conjunto de ações referente as estratégias para o gerenciamento de uma marca.
Gerir uma marca envolve planejamento e ações para potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.
O Branding trabalha com o conceito de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Todos esses processos que englobam fazer uma gestão de marca fazem parte desse trabalho.
O objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Construção de Marca
Uma marca não é só um logotipo, um nome ou uma identidade visual, ela é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do produto ou serviço que você oferece.
Muitas vezes esse processo é individual, no qual cada pessoa entende sua marca de uma maneira distinta.
Essa perspectiva será sempre baseada nos contextos sociais, culturais, econômicos de cada indivíduo e, principalmente, nas experiências que tiveram com sua empresa.
É justamente por isso que uma estratégia de Branding se faz essencial.
Você nunca terá controle total sobre como sua empresa será percebida, o que faz com que você tenha que se diferenciar da concorrência, criando uma marca única e que entregue experiências incríveis do início ao fim.
Uma marca é o que diferencia empresas de sucesso de muitas outras que ficam pelo caminho.
Como fazer um trabalho de branding na atualidade?
Branding é um conceito que surgiu antes, no entanto, com o avanço tecnológico, é praticamente impossível construir uma marca sem ações digitais.
Hoje, uma marca pode escolher canais personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público, assim como oferecer diferentes formas de compra.
Veja alguns conceitos importantes para realizar seu trabalho de branding:
- Identidade visual: é a representação visual da sua marca, quanto mais alinhada ela for aos seus objetivos, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.
- Estratégia: A estratégia é a responsável por transmitir os valores não visuais, é como você transmite o seu propósito. A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, em que o consumidor se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca criando uma conexão mais forte
- Personalidade da marca: Qual a personalidade da sua marca? Que adjetivos ela tem? Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.
Aplicando os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.
E AGORA?
Agora que você já entendeu é hora de trabalhar seus processos e melhorar a performance do seu Marketing
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