Nicho de Mercado é uma ação que gera bastante restrição dos empreendedores, afinal, por que limitar possibilidades se posso atender todo tipo de público?
Esse é o pensamento de muitos empreendedores quando começam um negócio.
Acontece que atirar pra todo lado tentando atrair todo tipo de cliente, na maioria das vezes, resulta em poucos acertos, ou seja, poucas pessoas que se identificam de verdade com a marca ou com a solução ofertada.
Além disso, surgem outros desafios como a dificuldade de precificação, baixa retenção de clientes e por aí vai.
O público-alvo é aquele que tem mais chance de comprar seus serviços e gerar resultados para seu negócio, por isso, quanto mais específico, mais fácil será desenvolver estratégias de marketing que atraiam a atenção e o interesse de potenciais clientes.
Se a sua solução é direcionada para pessoa física, a definição do público-alvo envolve informações como gênero, faixa etária, estado civil, momento de vida, hábitos de consumo, preferências, região que residem/trabalham, poder aquisitivo, dentre outras.
Caso a sua solução atenda empresas, é importante analisar aspectos do seu público como ramo de atividade, serviços e produtos oferecidos, número de funcionários, tempo e momento de mercado, localização, quem é a pessoa que toma decisão no momento de compra.
Quanto mais informações você reunir sobre seu mercado, melhor você entenderá os desejos e as necessidades dos seus clientes e mais efetiva será sua comunicação.
Você faz parte do time que quer abraçar o mundo?
Se sim, analise os resultados que tem alcançado com as suas ações de marketing, talvez seja o momento de rever sua estratégia.
Defina o púbico alvo do seu negócio considerando os pontos aqui mencionados e pense em qual seria a melhor forma de se comunicar com esse público para atrair sua atenção e interesse.
E AGORA?
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