Jornada de Vendas – Ele te conheceu através do comentário de um amigo no Instagram, deixou uma curtida, mas não demonstrou muito interesse no primeiro momento.
Foi passando os dias e ele começou a interagir, curtir suas postagens, um comentário de elogio aqui, outro ali. Logo você percebeu um certo interesse!
Algumas semanas depois, você recebeu uma mensagem dele no direct: ele pesquisou sobre você e gostaria de conhecê-la melhor.
Rapidamente você responde e a conversa flui.
Você chamou atenção dele, mas e agora? O que fazer para levar esse relacionamento ao próximo nível?
Essa linda história de amor, na verdade é um processo que ocorre todos os dias com milhões de clientes e empresas em todo lugar do mundo.
Conhecido como jornada do cliente, esse processo é o caminho que o cliente percorre desde o momento que conhece uma empresa até a compra e o pós venda.
A definição da persona, os canais de comunicação, os passos do cliente desde o momento que ele busca a solução até sua última ação que pode ser a renovação do contrato ou indicação para um amigo por exemplo e como ele interage com a sua marca, são informações importantes para mapear essa jornada.
Assim como no amor, a comunicação é essencial para construir um relacionamento forte e duradouro com o cliente.
Entender a jornada do cliente nos ajuda a desenhar uma comunicação mais efetiva e definir ações específicas em cada etapa do relacionamento: do flerte (primeiro contato com sua empresa/produto) ao sim (venda) e a rotina do casamento (pós venda).
Você já pensou em mapear a Jornada do Cliente na sua empresa? Não?! Tá esperando o que? Vai lá e faz, depois conta pra gente como isso te ajudou.
E agora?
Bom, agora que você já sabe mais sobre os principais tipos de estratégias de marketing, escolha as que combinam melhor com os objetivos do seu negócio.
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