Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como seguir de volta ou agendar postagens em redes sociais) já se configure como Automação de Marketing em sua forma plena.
Mas essas são só ações simples e estão muito abaixo do que deve ser considerada como uma Automação de Marketing efetiva.
Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online.
Podemos dizer que é entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento de maneira automatizada.
Algumas vantagens da automação são:
- Nutrição De Leads Que Não Estão Prontos
- Mais Eficiência No Funil
- Leads Mais Preparados Geram Tickets Maiores
- Comunicação Personalizada Para Cada Persona
- Menos Trabalho Recorrente Para O Marketing
- Vendedores Recebem Leads Mais Preparados
- Ciclo De Vendas Menor
- Mais Produtividade Para Os Vendedores
- Leads Mais Preparados Têm Mais Sucesso Com O Produto
Agora que você já sabe o que é automação e suas vantagens, confira nosso passo a passo para você implementar na sua empresa:
PASSO 01: DEFINIR SUA ESTRATÉGIA
O primeiro passo para estrutura sua campanha de forma eficiente está no desenho da estratégia. É essencial que você tenha seus objetivos bem definidos e os caminhos que utilizará para atingir os resultados esperados.
PASSO 02: ESCOLHA AS FERRAMENTAS DE TRABALHO
A automação eficiente somente funciona se você possuir tecnologia que lhe ofereça suporte adequado para otimizar seus processos e consequentemente alcançar os resultados que você busca, sem a necessidade de se prender na operação.
PASSO 03: DESENVOLVA SEU FLUXO OPERACIONAL
O fluxo operacional é uma das etapas mais importantes do processo de automação, aqui você precisa desenhar as ações que o seu lead precisa percorrer até chegar no objetivo final.
Uma das formas mais fáceis e lógicas de construir uma automação é criá-la de acordo com o funil de vendas, em resumo, o funil de vendas é dividido em 3 fases:
- Topo de funil (TOFU): começo do processo de compra – quando a persona ainda está entendendo o seu próprio problema e aprendendo sobre o assunto
- Meio de funil (MOFU): nessa fase a persona já está cogitando comprar ou contratar uma solução
- Fundo de funil (BOFU): fase em que o Lead está analisando concorrentes, comparando preços e soluções para contratar
PASSO 04: DEFINIR O CONTEÚDO PARA CADA ETAPA
Crie uma sequencia lógica de conteúdos que serão enviados para que o lead avance automaticamente na jornada de compras.
PASSO 05: IMPLEMENTE SEU FLUXO DE NUTRIÇÃO
Com suporte do software definido, agora você deve implementar o fluxo de nutrição do lead, com as regras e periodicidade de interação pela jornada de compra.
PASSO 06: AVALIE SEUS RESULTADOS
Utilize as métricas já definidas para entender seus resultados e realize as alterações necessárias para melhorar a eficiência dos seus resultados.
DETALHANDO
Se ainda está em dúvida sobre a montagem do seu processo de automação, confira como funciona na prática o desenvolvimento de um fluxo de nutrição básico:
- Defina o objetivo do fluxo (o que vender ou o a ação que deve ser executada pelo lead);
- Escolha um material para iniciar o fluxo (um conteúdo rico de topo de funil);
- Separe os conteúdos que você vai enviar para os Leads durante a jornada;
- Crie os e-mails com esses conteúdos e salve como Modelo/Fluxo de automação;
- Nomeie os e-mails seguindo a lógica do processo de nutrição do lead.
- Defina a condição de entrada dos leads no fluxo (conversão no material rico);
- Selecione o primeiro e-mail que o lead deve receber.
- Lembre-se de colocar um tempo de espera entre os disparos.
- Siga montando o fluxo com os e-mails de Topo, Meio e Fundo de funil, nessa ordem;
- Lembre-se do objetivo do último e-mail: a contratação do serviço ou compra do produto.
E AGORA?
Agora que você já tem uma base para estruturar sua automação é hora de começar a colocar a mão na massa.
Defina seus objetivos e se precisar de ajuda, conte com a NOMADZ
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