Existem diferentes tipos de estratégias de marketing às quais uma empresa pode aderir.
A escolha das ações mais adequadas vai depender dos resultados que se pretende alcançar, do orçamento disponível, do tipo de produto ou serviço a ser divulgado, do perfil dos clientes e de vários outros fatores.
Assim, para cada modelo de negócio, diferentes estratégias de marketing são indicadas. pensando nisso, explicamos nesse artigo, 4 tipos de estratégias de marketing mais usadas por empresas de sucesso:
1 – Outbound Marketing
O Outbound Marketing é um tipo de estratégia mais tradicional. É a empresa que vai até os seus clientes de maneira ativa para oferecer seus produtos e serviços.
Dentre os exemplos de estratégia de marketing Outbound mais comuns, podemos citar os anúncios em rádio, TV e veículos impressos. Há também os outdoors e o patrocínio de eventos em que o público é o mesmo que a marca quer atingir.
A principal vantagem do Outbound Marketing talvez seja o maior alcance que as campanhas desse tipo vão ter. No entanto, investir em estratégias tradicionais custa caro, além de ser mais difícil alcançar uma audiência qualificada e que pode, de fato, se interessarem pela proposta da marca.
Quem pratica o outbound marketing precisa prospectar clientes, muitas vezes, por meio de ligações frias, isto é, que não foram solicitadas por quem recebe a chamada.
Para isso, dominar técnicas de vendas é fundamental, conheça algumas delas e quando usar:
2. Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma alternativa ao tipo de estratégia que citamos no tópico anterior. A intenção é fazer com que o cliente venha até a empresa de maneira voluntária.
Também conhecido como marketing de atração, as estratégias de Inbound busca atrair clientes em potencial, nutri-los com conteúdos relevantes e convertê-los em clientes efetivos.
Para isso, utiliza-se estratégias como produção de artigos para o blog da empresa, otimização de busca online (SEO) e publicação de conteúdos nas redes sociais.
3 – Marketing Digital
O Marketing Digital é um tipo de estratégia que se dá por meio de recursos digitais e pela a internet.
As empresas que fazem uso de Marketing Digital sabem que os potenciais clientes utilizam a internet para pesquisar soluções, pedir recomendações e investigar o histórico das marcas.
Logo, se a empresa não se faz presente na internet, ela dificilmente será considerada como opção de compra.
Como exemplos de estratégia de Marketing Digital, podemos citar a criação de um site, a publicação de anúncios em sites parceiros, os links patrocinados, o envio de e-mail marketing e o uso das redes sociais.
4 – Marketing de Relacionamento
No Marketing de Relacionamento, como o próprio nome sugere, o foco está em construir um relacionamento de longo prazo com os clientes a fim de satisfazê-los, fidelizá-los e torná-los promotores da marca.
Com o Marketing de Relacionamento, a empresa consegue se posicionar como autoridade e se diferenciar de seus concorrentes.
Leia também: O que é Marketing de relacionamento e como usar em seu negócio
5 – Endomarketing
Voltadas para o público interno da empresa, o objetivo das ações de endomarketing é aumentar o engajamento, a motivação e a produtividade dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.
Como exemplos de estratégias de marketing interno, podemos citar os eventos especiais e as campanhas de gamificação com prêmios relevantes.
E agora?
Bom, agora que você já sabe mais sobre os principais tipos de estratégias de marketing, escolha as que combinam melhor com os objetivos do seu negócio.
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