A Comunicação de uma empresa engloba diversos pontos que devem ser utilizados como premissas para criar sua estratégia de vendas.
Ter uma Identidade Visual forte atrai maior visibilidade e relevância, ajudando a marca a se consolidar no mercado. No entanto, esse processo vai muito além de simplesmente desenvolver um logotipo, há muito planejamento por trás disso.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você tenha um entendimento mais amplo sobre o assunto.
Além de compreender como criar uma identidade visual adequada para a sua marca e tirar outras dúvidas sobre esse tema.
Veja mais:
O Que é Identidade Visual
A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.
Para que uma marca seja igualmente reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso defini-la e destacar suas melhores qualidades a fim de deixá-la única e interessante.
Dessa forma, a marca será reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão como um todo.
O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.
Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!
Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.
Qual sua importância para uma marca?
A identidade visual é o que gera o primeiro impacto no público.
É por meio dela que seus clientes e prospects entenderão, ainda que de forma subjetiva, todos os principais valores de uma marca, como a mensagem, a personalidade, o arquétipo e o posicionamento da organização.
Por isso, podemos afirmar que uma identidade bem construída é a força e segurança da marca.
Todo o cuidado que temos quando nos arrumamos para uma entrevista, para uma festa é em parte, para causar uma boa primeira impressão não é? A identidade visual da marca é o que causa a primeira impressão.
Para você entender melhor essa importância, pense em marcas famosas, como McDonald’s, Apple ou Nike.
A maioria das pessoas pode reconhecê-la apenas pela logo e suas cores. Essas empresas não precisam sequer manter seu nome próximo ao design.
E se formos além desses grandes cases mundiais de branding e olharmos para marcas nacionais, com as quais temos maior relação, podemos perceber que boa parte do público alvo consegue saber que aquele comercial de televisão é do Itaú ou da Coca Cola mesmo antes da marca aparecer.
A identificação do público com uma identidade visual bem feita e bem trabalhada é forte e espontânea.
Agora, para construir uma identidade visual de sucesso, é preciso ter alguns cuidados além de escolher as cores, letras e formas que mais traduzem seu negócio.
É preciso imprimir nela também os diferenciais da empresa, alinhá-la à ideia da segmentação de marketing ,construir o branding e alguns cuidados com a marca em todos os diferentes meios aonde a marca está inserida.
Quais as diferenças entre identidade visual, marca e branding?
Os três elementos podem estar dentro do mesmo espectro, mas diferem muito entre si.
Também podem causar certa confusão em alguns gestores e cabe aqui um espaço para ajudar nessa diferenciação. Confira abaixo.
Identidade visual
É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.
Marca
Para definir o conceito de marca, podemos partir para duas vertentes.
A primeira delas a considera, basicamente, como o logotipo gráfico da empresa. Já partindo para um conceito mais amplo, é possível dizer que a marca é tudo aquilo que representa a empresa.
Partindo desta última ideia, podemos agregar à marca o nome da organização ou produto, a sua missão, valores, sua cultura interna, a maneira como atende seus clientes e, claro, sua identidade visual também.
Branding
Podemos definir o branding como o conjunto de estratégias e elementos da gestão voltados para a consolidação e crescimento da marca.
Esses aspectos englobam a postura, personalidade da empresa e a forma como ela quer ser vista por seus clientes.
O objetivo do branding é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa.
Quando bem trabalhado, faz com que a marca se torne respeitada e bem-vista pelas pessoas, de modo que ela seja a primeira coisa que vem a mente da brand-persona quando ela pensa no produto ou solução que sua empresa oferece.
E agora?
Agora que você sabe as principais informações sobre o conceito de identidade visual, continue estudando sobre o assunto.
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