O QUE É UM MANUAL DA MARCA? SUA EMPRESA REALMENTE PRECISA DE UM?

É bem comum que os clientes nos questionem sobre a necessidade de um manual da marca para seus projetos. Aqui na NOMADZ, acreditamos que esse é um elemento básico para qualquer empresa que realmente tenha preocupação com a Marca.


Já sabemos que a Identidade Visual deve ser construída de forma estratégica e que seu Logotipo, não é apenas um desenho, mas a representação gráfica do propósito e história do seu negócio.


Por não se tratar de um documento padrão, cada negócio exigirá um tipo diferente de manual, uma empresa padaria, que aplica a marca apenas no site e na fachada, precisará de um documento mais simples, por outro lado, uma franqueadora, por exemplo, que precisa estabelecer claramente como sua empresa será comunicada, precisa de um documento que ajude realmente a preservar as características visuais da marca em todas as aplicações.


Como um manual da Identidade Visual é um material técnico, muitos empreendedores não sabem do que se trata e muito menos a qual a sua utilização.

ENTÃO, O QUE É UM MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL?

Podemos dizer que um manual da Identidade Visual é um documento técnico desenvolvido por um designer ou especialista em marca que possui as principais normas técnicas, descrições e recomendações para a correta utilização da marca em diferentes frentes (gráfico, digital etc.).


Trata-se de um guia que suporta o time de comunicação para a construção dos materiais da sua marca.


Seu principal objetivo é manter a padronização e coerência de comunicação da marca, sustentando suas características, para que o público possa identificar e reconhecer corretamente a marca independentemente da plataforma em que ela for aplicada.


Dessa forma, quando falamos da importância do Manual da Identidade Visual, estamos falando dos cuidados para a forma como sua marca será exposta ao público externo.

O QUE ENGLOBA UM MANUAL DA MARCA?

Como já dissemos acima, o manual da identidade Visual não é um documento padronizado, então as exigências serão específicas para cada negócio, no entanto, os elementos mais costumam aparecer em nossos manuais são:

INTRODUÇÃO:

A introdução é a base do Projeto, contém as explicações sobre apresentação e os atributos da marca, bem como, o escopo inicial do projeto.
O importante nesse campo é informar resumidamente, as bases do projeto, deixando claro, quais foram as bases, conceitos e, principalmente, objetivos da marca.

CONSTRUÇÃO:

Depois que você apresentou o projeto é hora de trazer as explicações sobre o desenvolvimento e construção do design.


Explique como chegou ao resultado apresentado, quais conceitos e referências foram utilizados dentro do desenho.


Aqui na agência costumamos separar os elementos da marca individualmente, desconstruindo o desenho final, para mostrar como chegamos nesse resultado.

CORES:

Toda marca possui uma definição de cores, aquilo que chamamos de paleta de cores institucional. A ideia é manter a uniformidade da marca em diversas aplicações, seja na parede do escritório ou na utilização em redes sociais.

TIPOGRAFIA:

Geralmente, a base para a construção da Tipografia aqui na agência começa com a definição do arquétipo adequado (incluir link), a utilização das fontes adequadas de forma padronizada mante adequação visual para a empresa em seus textos e materiais escritos.

VERSÕES, RESTRIÇÕES e DIMENSÕES:

Agora, é o momento de tratar dos assuntos mais técnicos da marca. Nesse momento, você precisa tratar os tópicos para a utilização correta da marca.


Seu logotipo poderá ser utilizado em diversas formas, dependendo das aplicações, por isso é importante prever o comportamento da marca para esses diferentes espaços.


Normalmente a assinatura possui no mínimo duas VERSÕES, chamadas de horizontal e vertical.


Com relação as DIMENSÕES, você precisa prever o tamanho mínimo para que a leitura não seja comprometida quando aplicada em pequenos espaços.


Por fim, também é essencial que o manual englobe as diversas RESTRIÇÕES para utilização do logotipo. Aqui você deve exemplificar as distorções, uso incorreto de cor, uso incorreto de tipografia…

APLICAÇÃO DOS MATERIAIS:

Por fim, é necessário demonstrar na prática como a identidade visual será aplicada, por isso, a aplicação em materiais é essencial.


Nessa área você pode utilizar fundos diversos para entender quais seriam os contrastes adequados e evitar para evitar descaracterizar sua identidade.


Além disso, a aplicação nos materiais (cartão, crachá, uniformes…), permite que a equipe de designers consiga entender como a marca dever ser utilizada de forma prática.

#FicaDica

Não se esqueça que nada disso é padrão, cada marca vai exigir sua necessidade própria para comunicação da identidade visual.

Abaixo, você confere também o link para alguns manuais da marca famosos.

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