Com o final do ano chegando, as empresas costumam iniciar suas avaliações de negócio e estabelecer as metas e objetivos para o próximo período.
Esse é o período ideal para iniciar ou revisar o Planejamento Estratégico de Marketing.
Esse é um documento que estrutura todas as ações e estratégias que uma empresa precisa colocar em prática para promover sua marca, comunicar a mensagem do negócio e atrair novas vendas.
Em resulto, o planejamento estratégico funciona como um guia para o time de marketing e demonstra quais resultados são esperados.
Se você está nessa fase de desenvolvimento ou reestruturação do seu plano, confere aí os 4 passos que a gente preparou para você desenvolver o seu e iniciar o próximo ano com um caminho muito bem definido.
PASSO 01: Tudo começa com a análise de cenários
Seu primeiro passo está na realização de uma avaliação profunda e completa dos ambientes interno (tudo que acontece dentro da empresa) e externo (tudo que acontece fora da empresa).
Nesse ponto, a nossa recomendação é você estruturar uma análise S.W.O.T.
Essa é uma Matriz em que você aponta quais são as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da sua empresa no próximo ano.
Com essa análise, você terá um pouco mais de clareza sobre que estratégias podem funcionar melhor.
PASSO 02: Construir ou Revisar o seu Perfil ideal de Cliente
Chamamos de persona a representação fictícia daquilo que você considera ser o perfil de cliente ideal da sua empresa.
É justamente para esse perfil que você deve destinar seus esforços de marketing. Para construir uma persona eficiente você deve conversar com seus clientes e tentar se esforçar para representá-los da melhor maneira possível.
E, para colocar essa representação no papel, é muito importante responder perguntas como:
– Qual a idade desse cliente?
– Quais são seus desafios?
– Quais são seus interesses?
– Como se informa?
Lembro que uma mesma empresa pode ter mais de uma persona, de acordo com suas linhas de produto ou perfis de público decisor e influenciador.
PASSO 03: Construir os objetivos para o negócio
Você entende quais resultados pretende alcançar com suas estratégias de marketing? Se não, esse deve ser seu principal objetivo nessa etapa.
Lembre-se que seus objetivos devem ser alcançáveis, mas não podem ser muito fáceis, pois isso tende a desmotivar a execução.
Recomendamos a estratégia S.M.A.R.T, ao definir um objetivo, avalie se é:
S – Específico (Não é Genérico);
M – Mensurável (Pode ser quantificado);
A – Atingível (Pode ser atingido);
R – Relevante (É importante para o negócio);
T – Temporal (Possui um prazo definido).
Portanto, não basta definir objetivos, eles precisam ser bastante específicos, mensuráveis, viáveis de atingir, relevantes para o negócio e com um tempo para serem cumpridos.
PASSO 5: Hora de definir como fará isso na prática
Agora que você já possui seus objetivos de marketing bem definidos, elabore o plano de ação para atribuir as responsabilidades.
Para cada objetivo, construa uma estratégia, defina as metas, estabeleça um cronograma e valor de orçamento previsto.
É SÓ ISSO?
Agora que você já tem toda a estrutura do seu plano de marketing, é hora de acompanhar como tudo será colocado em prática.
Defina alguns indicadores e faça acompanhamentos de curto, médio e longo prazo.
Precisando de ajuda com o seu plano, entre em contato que podemos lhe ajudar!!!
E agora?
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