Se você acompanha nossas postagens já sabe que o posicionamento é a forma como você quer que os clientes enxerguem a sua marca. Para alcançar um posicionamento com sucesso, a gente precisa desenvolver algumas estratégias que permitam essa visualização no público-alvo.
Pensando nisso, separamos algumas estratégias que fazem algumas marcas extremamente bem sucedidas.
1. Informação
Para criar uma marca de sucesso, é preciso ter um conhecimento profundo do seu público alvo: dados demográficos, motivos de interesse e de quais formas eles se comunicam.
A maioria das empresas tem um público alvo específico, e entender como ele se comporta é essencial para construir estratégias de marketing eficientes e uma identidade de marca positiva, além de ajudar a desenvolver uma conexão entre empresa e consumidor.
Se uma empresa tenta alcançar um público muito abrangente, isso pode fazer com que a imagem perca força.
2. Diferencial Competitivo
Se você não sabe qual é o diferencial do seu produto/serviço dentro do seu nicho de mercado que a sua empresa atua, este é um bom lugar para começar a sua estratégia.
Criar uma identidade de marca significa ter um diferencial, que pode estar no design ou funcionalidade do produto, na eficiência do serviço, etc; tudo depende do que a sua empresa oferece e do contexto de mercado em que ela existe.
Assim que o diferencial é definido, a empresa consegue trabalhar seus esforços de marketing para reforçar esse ponto e dessa forma sua marca ganha reconhecimento.
3. Ter Paixão
É impossível sustentar uma marca de sucesso sem ter paixão. Todas as grandes marcas de sucesso tem alguém entusiasmado e dedicado ao negócio por trás.
Esse sentimento é transmitido dentro e fora da empresa e acaba contribuindo para a construção de uma marca mais forte.
4. Consistência
Consumidores esperam receber a mesmo nível de qualidade de serviço todas as vezes que compram produtos/serviços de uma marca.
No cenário mercadológico saturado que vemos hoje em dia, um atendimento inconsistente seria motivo suficiente para o consumidor migrar para a concorrência.
5. Competitividade
Hoje em dia, ter vantagem competitiva no mercado é difícil.
Para ter um nome de sucesso, por exemplo, a empresa precisa trabalham de forma competitiva e constante para otimizar a sua marca, com o objetivo de suprir e até superar as expectativas do consumidor.
6. Exposição
Outro fator muito importante para que uma marca tenha sucesso, é que ela consiga atingir seu consumidor de diversas formas e por meio de vários canais de comunicação.
As grandes empresas tem vantagem nesse aspecto por terem budget para marketing e networking mais abrangentes, e podem pagar por anúncios em veículos caros.
Porém, a internet e as redes sociais agora permitem que pequenas e médias empresas também consigam trabalhar marketing e comunicação de maneira efetiva, mesmo que com budgets menores.
7. Liderança
Toda marca de sucesso tem um líder forte por trás, para coordenar os esforços da empresa e guiar os funcionários com uma visão de marca estratégica.
O líder resolve questões importantes e faz papel de ponte entra as áreas da empresa. Além disso, eles motivam os outros funcionários para darem o seu melhor.
E agora?
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