O Funil de vendas é um modelo estratégico muito utilizado no mundo do Marketing Digital, que demonstra a jornada de um cliente, desde o primeiro contato até a concretização da venda.
Construir um funil de vendas é muito importante, porque uma compra não é um processo simplificado, mas, que ocorre por etapas. Essas etapas são descritas no funil da seguinte forma:
1. TOPO DO FUNIL – (Visitantes e Leads)
Aqui é o momento da descoberta e aprendizado, quando o cliente, que não conhecia sua empesa e realiza o primeiro contato com o negócio. Esse é o momento de se colocar como especialista.
Para isso, forneça aquilo que chamamos de materiais ricos, que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo! Assim, qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, procurará você.
2. MEIO DO FUNIL – (Oportunidade)
Aqui o cliente identifica que possui uma dor e reconhece o problema, nessa etapa, ele já conheceu um pouco mais sobre a situação e começa a considerar que existe uma demanda.
Nessa etapa, geralmente lidamos com os leads, ou seja, pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo.
3. FUNDO DO FUNIL – (Compra)
A etapa da decisão de compra é a etapa final da jornada, nesse momento, o cliente, que já entende a necessidade, buscando sua empresa para a solução do problema.
Esse é o momento que você precisa atuar para a conversão do cliente, lembre-se que ele já se relaciona com o seu negócio então é o momento de demonstrar que você é o parceiro ideal.
Importante:
Algumas empresas incluem ainda uma última etapa, chamada de pós-venda, com foco na fidelização do novo cliente e com objetivo de transformá-lo em promotor da marca.
Acompanhar os clientes e monitorar o tráfego é importante, mas você precisa ir além e descobrir os reais motivos que levam os seus consumidores a optarem (ou não) pela sua empresa.
- Como eles chegam até você?
- O que eles pesquisam sobre a sua solução?
- Quais dúvidas têm no momento da compra?
Para descobrir tudo isso, é fundamental que você conheças as melhores técnicas de marketing e vendas e construa um funil focado em atrair mais pessoas e transformá-las em reais compradores.
Além disso, as vantagens de ter um funil de vendas bem delineado vão muito além de ter conhecimento sobre a jornada do seu cliente. Vamos falar sobre elas agora
1 – Previsão de resultados
Como cada etapa do funil de vendas depende do desempenho da etapa anterior, você sabe exatamente quantas pessoas precisam no Topo para gerar uma determinada quantidade de clientes.
2 – Produtividade
Com um funil de vendas bem estruturado, você consegue mensurar a produtividade da equipe, analisando as principal dificuldades.
3 – Otimização dos Processo
O funil é trabalhado com o intuito de segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando a análise de cada estágio desse processo mais objetiva e ágil.
4 – Melhor aproveitamento de oportunidades
Com um funil de vendas implementado, você pode acompanhar o status de cada venda em tempo real. Isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado.
Logo, fica mais fácil aplicar estratégias para aumentar a possibilidade de fechar o negócio.
Por identificar essas demandas, sua empresa consegue prover aos seus clientes algo a mais, ou seja, consegue ir além das expectativas.
Assim, você tem maior fidelização de clientes e conseguirá atrair novos, aumentando seu volume de vendas.
E agora?
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